2ª Linha - Coletor a Vacuo

2ª Linha - Coletor a Vacuo

COLETOR SOLAR À VÁCUO

O sistema de aquecimento solar a vácuo é formado, assim como o tradicional, por um reservatório térmico e por tubos captadores.


Boiler (Reservatório Térmico) do aquecimento solar a vácuo

O boiler no aquecedor solar a vácuo tem a mesma função: armazenar a água que fora aquecida nos tubos. Não apresenta diferenças significativas de tecnologia nem tão pouco de função: é, assim como no sistema tradicional de aquecimento, como uma garrafa térmica gigante.



Tubos coletores do sistema de aquecimento solar a vácuo

Aqui está o divisor de águas, que separa a tecnologia antiga desta nova! Ao invés de placas de captação, o aquecedor a vácuo trabalha com tubos que, ao substituir a lã de vidro pelo vácuo, possui um rendimento incrivelmente superior!

                                                       

A camada exterior é uma superfície anti-reflexo: para não permitir que o vidro reflita os raios solares aumentando assim a absorção do calor. A segunda camada do tubo é de fato a camada de absorção do calor. Seguida da camada de reflexão de raios infravermelhos  e mais internamente o tubo que retém, de fato, a água do sistema.

Esse sistema tem uma resistência maior a impacto do que as placas tradicionais devido ao vidro de Borosilicato, resistindo inclusive à chuva de granizo.

Outro diferencial, é o fato desse sistema aquecer a água inclusive em épocas frias e tempos nublados devido a PINTURA SELETIVA dos tubos, podendo chegar ao ponto de ebulição da água (93°C em MG). A velocidade de aquecimento também é muito superior as placas tradicionais, podendo elevar a temperatura da água à 40°C (temperatura de um banho) em apenas 01 (uma) hora sol quente.  



 

 

 


Quero saber mais detalhes deste equipamento.
Outros equipamentos.

Outros equipamentos